Replicante (Replicant) – 2001

Replicante é um filme de ação estadunidense lançado em 2001, estrelando Jean-Claude Van Damme sob direção de Ringo Lam.

Replicante

Sinopse: Em Seattle, o detetive Jake Riley (Michael Rooker) empenha-se ao máximo a fim de capturar o cruel assassino Edward Garrotte (Van Damme), que mata jovens mães e depois ateia fogo em seus corpos na frente dos filhos. Sem sucesso em suas tentativas de prendê-lo, Jake apela para a genética e decide criar um clone do homicida a partir de amostras de sangue encontradas em uma de suas vítimas. Apesar de ter o corpo desenvolvido como o de um adulto, o replicante criado a pedido de Jake, chamado Número Um, age como criança, necessitando de treinamento para ajudar o detetive a capturar Garrotte de uma vez por todas. Contudo, como possuem o mesmo DNA, o assassino atrai Número Um para seu lado, planejando usá-lo no que será a sua mais ousada jogada.

Sobre o filme

Assisti Replicante ainda em seu mês de lançamento em home video aqui em terras brasileiras. Era uma época em que os VHSs ainda eram populares e o DVD era novidade no mercado.

Achei o enredo bem interessante, um psicopata (Van Damme) que assassina jovens mães na frente dos filhos e que é perseguido por um policial truculento que busca na engenharia genética a solução para deter o assassino.

replicante foto 06

O filme inicia mostrando um dos assassinatos de Edward Garrote (Van Damme) e na sequência, a tentativa frustrada da polícia em detê-lo. O detetive responsável pelo caso, Jake Riley (Michael Rooker) está prestes a se aposentar, mas no dia de sua despedida, Garotte telefona para Jake ameaçando seus entes queridos. Apesar de já estar fora do caso, ele precisa deter Garotte antes que o assassino cumpra o que prometeu.

replicante foto 08

A agência secreta dos Estados Unidos recorre a Jake como um consultor em um projeto secreto. Um clone foi criado a partir do DNA de Garrote que foi recolhido das cenas de crime. A missão de Jake é treinar o replicante (Van Damme) para que este possa ajudá-los a encontrar Garrote. Apesar de ter corpo de adulto, o replicante não passa de uma criança que ainda está conhecendo o mundo. Além de tentar compreender a sua ligação telepática com Garrote.

replicante foto 02

Apesar de andar pra cima e pra baixo com o clone, Jake não tira o olho dele um minuto só, pois acredita que o instinto assassino de Garrote possa despertar nele a qualquer momento. Ao longo da trama, Jake passa a ver o replicante não mais como um projeto, mas como o seu parceiro na caçada contra um homicida, e aos poucos, vão montando o quebra cabeça a fim de entender o motivo que levou Garrote a matar tantas mulheres . Ao longo dos dias, mais assassinatos ocorrem e o plano do assassino é fazer com que o replicante se volte contra Jake.

replicante foto 11

O longa é um pouco diferente da maioria dos filmes de Van Damme. Tem um toque voltado para o gênero policial, mas é complementado com boas cenas de luta, marca registrada dos filmes estrelados por Van Damme.

O filme recebeu críticas mistas e  27% de aprovação no Rotten Tomatoes. Contudo, o filme foi muito bem recebido pelos fãs de ação aqui no Brasil.

Mike Jackson, do site temático sobre DVDs, DVD Verdict, declarou:

“Está longe de ser um grande filme, mas Replicante, é possivelmente o melhor filme de Van Damme desde sua estréia em Bloodsport. Fãs do gênero devem alugar Replicante”

Foi gravado em Vancouver,Canadá e Seatlle, Estados Unidos e  teve sua estréia mundial nos cinemas brasileiros. O filme já foi exibido várias vezes na grade de programação do SBT.

Ficha Técnica:

Título Original: Replicant
Título no Brasil: Replicante
Duração Aproximada de Filme: 100 Minutos
Gênero: Ação
Ano de Lançamento: 2001
País de Origem: EUA/Canadá
Direção: Ringo Lam
Roteiro: Lawrence Riggins e Les Weldon
Distribuição: Califórnia Filmes
Estúdio de Dublagem no Brasil: ——–
Classificação Indicativa: 14 anos

Elenco Principal:

Jean-Claude Van Damme: Replicante / Edward Garrotte
Michael Rooker: Det. Jake Riley
Catherine Dent: Anne
Brandon James Olson: Danny
Pam Hyatt: Sra. Rileyy
Ian Robison: Stan Reisman

Trailer

Quer comprar este filme? Clique aqui!!

Quer fazer o download de Replicante? Clique aqui!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s