Psicose (Psycho) – 1960

psicose capa

Psicose é um filme estadunidense de suspense lançado em 1960 e filmado em preto e branco, dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh, o filme é baseado no romance de mesmo nome do autor Robert Bloch.

Sinopse: Marion (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde é amavelmente atendida por Norman Bates (Anthony Perkins) o dono do hotel, mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve é na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.

Sobre o filme:

Antes de “O Massacre da Serra Elétrica“, alguém já havia apresentando a mente confusa e doentia de Edward “Ed” Gein. Dentre a vasta filmografia de Alfred Hitchcock, tanto como diretor e roteirista, Psicose é dos mais memoráveis filmes já feitos.

O diretor comprou os direitos sobre o romance “Psicose“, de Robert Bloch, o qual se inspirou no caso do Assassino de Wisconsin e ladrão de túmulos, Ed Gein.

psicose foto 12

O enredo do filme mostra a secretária, Marion Crane (Janet Leigh), roubando 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha no centro de Chicago. Percebendo que o patrão logo notaria o roubo, ela combina de encontrar o namorado em outro Estado. Assim, ela dirige sem rumo pelas estradas quando uma tempestade a força a parar no estranho e decadente Motel Bates.

Ela é recebida pelo simpático dono do lugar, Norman Bates (Anthony Perkins). Logo, ela e o rapaz pareciam se entender. Ele a convida para comerem juntos um sanduíche, visto que naquela noite, ela era a única hóspede do motel . Mas uma situação constrangedora vem à tona, quando Marion, ouve o grito de uma mulher vindo de algum dos espaços do imóvel. Era a mãe de Norman, que não parecia estar contente por Norman estar interagindo com a moça. Após, ele se desculpar, eles decidem ir comer em uma pequena sala no fim do corredor.

psicose foto 09

Por estar cansada e sabendo que terá que sair dali bem cedo, Marion se retira e segue para o quarto. Enquanto tomava um ducha, alguém entra no apartamento silenciosamente e num piscar de segundos, Marion é assassinada a facadas. Alfred Hitchcock ainda não nos mostra com detalhes os traços do assassino, fazendo poucas tomadas do maníaco no banheiro, e mesmo assim, sem muitos detalhes, insinuando que a pobre e frágil mamãe Bates seja a assassina.

Eis que surge no meio da história Lila Crane (Vera Miles), irmã de Marion, que com  a ajuda do cunhado, Sam Loomis (John Gavin), decide investigar o desaparecimento da irmã. Juntos do detetive Arbogast (Martin Balsam), eles chegam ao Motel Bates e encontram Norman, que aparentemente não parece estar abalado ou assustado.

psicose foto 03

Tudo aponta que a mãe de Norman, matou Marion. Mas após apurar mais a fundo a história do Motel e a vida dos Bates, Lila e Sam descobrem o inimaginável e aparentemente  impossível: a mãe de Norman Bates havia morrido há mais de dez anos, e que somente ele morava no local. A partir da descoberta, fatos bizarros e situações criadas por uma mente doente, envolvem Lila e Sam em uma busca frenética para descobrir o que de fato aconteceu com Marion.

Alfred Hitchcok criou neste filme um dos personagens mais populares do cinema estadunidense. Anthony Perkins incorporou com competência a personalidade de Ed Gein, suas manias, seu modo de agir, tudo para que o filme fosse o mais próximo possível do livro. O filme também pega de surpresa aos que pensavam que Marion fosse ser a vítima que é perseguida até o final do filme. Com um pouco menos de uma hora a personagem sai de cena, dando espaço para o 2° ato com a irmã Lila, e o cunhado Sam, até o seu intrigante desfecho.

psicose foto 04

O filme foi muito bem recebido pelo Rotten Tomatoes, tendo 99% de aprovação, Psicose arrecadou US$ 50 milhões de dólares em todo o mundo. É considerado um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock que comprou anonimamente os direitos sobre o livro. As filmagens foram independentes e o filme teve um orçamento de US$ 800 mil dólares, o diretor assistente Hilton Green foi para a cidade de Phoenix no Arizona para gravar as cenas de abertura.

Já na famosa cena do chuveiro, foram dispostos de 77 ângulos de câmera e o sangue usado era calda de chocolate que tem densidade mais realista em um filme em preto e branco, um fato muito interessante é que segundo boatos, Janet Leigh não sabia que seu personagem iria ser assassinado fazendo com que ela tomasse um susto de verdade na cena, Hitchcock fez isso intencionalmente para deixar a cena mais autêntica. Esta cena é considerada por muitos como uma das cenas mais aterrorizantes já feitas.

O filme ganhou 3 sequências e um remake em 1998 de mesmo nome, o remake é estrelado por Vince Vaughn, Anne Heche e Julianne Moore.

Ficha Técnica:

Título Original: Psycho
Título no Brasil: Psicose
Duração Aproximada de Filme: 109 Minutos
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento: 1960
País de Origem: EUA
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Joseph Stefano
Distribuição: Universal Home Vídeo
Estúdio de Dublagem no Brasil: Herbert Richers – RJ
Classificação Indicativa: 14 anos

Elenco Principal:

Anthony Perkins: Norman Bates
Janet Leigh: Marion Crane
Vera Miles: Lila Crane
John Gavin: Sam Loomis
Martin Balsam: Detetive Milton Arbogast
John McIntire: Xerife Al Chambers
Simon Oakland: Dr. Fred Richmond
Frank Albertson: Tom Cassidy
Vaughn Taylor: George Lowery
Lurene Tuttle: Sra. Chambers
John Anderson: Califórnia Charlie
Virginia Gregg: Sra. Bates

Elenco de Dublagem no Brasil:
Estúdio Herbert Richers (RJ)

Anthony Perkins (Norman Bates): Júlio Chaves
Janet Leigh (Marion Crane): Lígia Rinelli
Vera Miles (Lila Crane): Neuza Tavares
John Gavin (Sam Loomis): Orlando Prado
Martin Balsam (Milton Arbogast): João Batista
John McIntire (Xerife Al Chambers): Darcy Pedrosa
Simon Oakland (Dr. Fred Richmond): Paulo Gonçalves
Frank Albertson (Tom Cassidy): André Luiz Chapéu
Vaughn Taylor (George Lowery): Dario Lourenço
Lurene Tuttle (Eliza Chambers): Dolores Machado
John Anderson (Califórnia Charlie): Armando Cazella
Virginia Gregg (Voz de Norma Bates): Ilka Pinheiro

FONTE DE DUBLAGEM NO BRASIL: FÓRUM DUBLANETVISITE O FÓRUM

Quer comprar este filme? Clique aqui!!

Quer fazer o download de Psicose? Clique aqui!!

Trailer

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s