Psicose (Psycho) – 1960

psicose capa

Psicose é um filme estadunidense de suspense lançado em 1960 e filmado em preto e branco, dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh, o filme é baseado no romance de mesmo nome do autor Robert Bloch.

Sinopse: Marion (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde é amavelmente atendida por Norman Bates (Anthony Perkins) o dono do hotel, mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve é na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.

Sobre o filme:

Antes de “O Massacre da Serra Elétrica“, alguém já havia apresentando a mente confusa e doentia de Edward “Ed” Gein. Dentre a vasta filmografia de Alfred Hitchcock, tanto como diretor e roteirista, Psicose é dos mais memoráveis filmes já feitos.

O diretor comprou os direitos sobre o romance “Psicose“, de Robert Bloch, o qual se inspirou no caso do Assassino de Wisconsin e ladrão de túmulos, Ed Gein.

psicose foto 12

O enredo do filme mostra a secretária, Marion Crane (Janet Leigh), roubando 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha no centro de Chicago. Percebendo que o patrão logo notaria o roubo, ela combina de encontrar o namorado em outro Estado. Assim, ela dirige sem rumo pelas estradas quando uma tempestade a força a parar no estranho e decadente Motel Bates.

Ela é recebida pelo simpático dono do lugar, Norman Bates (Anthony Perkins). Logo, ela e o rapaz pareciam se entender. Ele a convida para comerem juntos um sanduíche, visto que naquela noite, ela era a única hóspede do motel . Mas uma situação constrangedora vem à tona, quando Marion, ouve o grito de uma mulher vindo de algum dos espaços do imóvel. Era a mãe de Norman, que não parecia estar contente por Norman estar interagindo com a moça. Após, ele se desculpar, eles decidem ir comer em uma pequena sala no fim do corredor.

psicose foto 09

Por estar cansada e sabendo que terá que sair dali bem cedo, Marion se retira e segue para o quarto. Enquanto tomava um ducha, alguém entra no apartamento silenciosamente e num piscar de segundos, Marion é assassinada a facadas. Alfred Hitchcock ainda não nos mostra com detalhes os traços do assassino, fazendo poucas tomadas do maníaco no banheiro, e mesmo assim, sem muitos detalhes, insinuando que a pobre e frágil mamãe Bates seja a assassina.

Eis que surge no meio da história Lila Crane (Vera Miles), irmã de Marion, que com  a ajuda do cunhado, Sam Loomis (John Gavin), decide investigar o desaparecimento da irmã. Juntos do detetive Arbogast (Martin Balsam), eles chegam ao Motel Bates e encontram Norman, que aparentemente não parece estar abalado ou assustado.

psicose foto 03

Tudo aponta que a mãe de Norman, matou Marion. Mas após apurar mais a fundo a história do Motel e a vida dos Bates, Lila e Sam descobrem o inimaginável e aparentemente  impossível: a mãe de Norman Bates havia morrido há mais de dez anos, e que somente ele morava no local. A partir da descoberta, fatos bizarros e situações criadas por uma mente doente, envolvem Lila e Sam em uma busca frenética para descobrir o que de fato aconteceu com Marion.

Alfred Hitchcok criou neste filme um dos personagens mais populares do cinema estadunidense. Anthony Perkins incorporou com competência a personalidade de Ed Gein, suas manias, seu modo de agir, tudo para que o filme fosse o mais próximo possível do livro. O filme também pega de surpresa aos que pensavam que Marion fosse ser a vítima que é perseguida até o final do filme. Com um pouco menos de uma hora a personagem sai de cena, dando espaço para o 2° ato com a irmã Lila, e o cunhado Sam, até o seu intrigante desfecho.

psicose foto 04

O filme foi muito bem recebido pelo Rotten Tomatoes, tendo 99% de aprovação, Psicose arrecadou US$ 50 milhões de dólares em todo o mundo. É considerado um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock que comprou anonimamente os direitos sobre o livro. As filmagens foram independentes e o filme teve um orçamento de US$ 800 mil dólares, o diretor assistente Hilton Green foi para a cidade de Phoenix no Arizona para gravar as cenas de abertura.

Já na famosa cena do chuveiro, foram dispostos de 77 ângulos de câmera e o sangue usado era calda de chocolate que tem densidade mais realista em um filme em preto e branco, um fato muito interessante é que segundo boatos, Janet Leigh não sabia que seu personagem iria ser assassinado fazendo com que ela tomasse um susto de verdade na cena, Hitchcock fez isso intencionalmente para deixar a cena mais autêntica. Esta cena é considerada por muitos como uma das cenas mais aterrorizantes já feitas.

O filme ganhou 3 sequências e um remake em 1998 de mesmo nome, o remake é estrelado por Vince Vaughn, Anne Heche e Julianne Moore.

Ficha Técnica:

Título Original: Psycho
Título no Brasil: Psicose
Duração Aproximada de Filme: 109 Minutos
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento: 1960
País de Origem: EUA
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Joseph Stefano
Distribuição: Universal Home Vídeo
Estúdio de Dublagem no Brasil: Herbert Richers – RJ
Classificação Indicativa: 14 anos

Elenco Principal:

Anthony Perkins: Norman Bates
Janet Leigh: Marion Crane
Vera Miles: Lila Crane
John Gavin: Sam Loomis
Martin Balsam: Detetive Milton Arbogast
John McIntire: Xerife Al Chambers
Simon Oakland: Dr. Fred Richmond
Frank Albertson: Tom Cassidy
Vaughn Taylor: George Lowery
Lurene Tuttle: Sra. Chambers
John Anderson: Califórnia Charlie
Virginia Gregg: Sra. Bates

Elenco de Dublagem no Brasil:
Estúdio Herbert Richers (RJ)

Anthony Perkins (Norman Bates): Júlio Chaves
Janet Leigh (Marion Crane): Lígia Rinelli
Vera Miles (Lila Crane): Neuza Tavares
John Gavin (Sam Loomis): Orlando Prado
Martin Balsam (Milton Arbogast): João Batista
John McIntire (Xerife Al Chambers): Darcy Pedrosa
Simon Oakland (Dr. Fred Richmond): Paulo Gonçalves
Frank Albertson (Tom Cassidy): André Luiz Chapéu
Vaughn Taylor (George Lowery): Dario Lourenço
Lurene Tuttle (Eliza Chambers): Dolores Machado
John Anderson (Califórnia Charlie): Armando Cazella
Virginia Gregg (Voz de Norma Bates): Ilka Pinheiro

FONTE DE DUBLAGEM NO BRASIL: FÓRUM DUBLANETVISITE O FÓRUM

Quer comprar este filme? Clique aqui!!

Quer fazer o download de Psicose? Clique aqui!!

Trailer

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s