Mutação (Mimic) – 1997 – Um filme de monstros diferente

Mutação ou Mimic, é um filme de terror e ficção científica estadunidense lançado no ano de 1997. O filme teve direção e roteiro de Guillermo del Toro (que tem no currículo filmes como Hellboy, O Labirinto do Fauno, Mama, O Hobbit, O Orfanato, Kung Fu Panda 2 entre outros). O filme é estrelado por Mira Sorvino e Jeremy Northan. Inicialmente, Mutação teve seu lançamento no Brasil apenas em VHS e foi exibido algumas vezes no início dos anos 2000 pela Rede Globo. Em 2011, o filme ganha seu primeiro lançamento em DVD e Blu-Ray pela Imagem Filmes.

Mutação

Sinopse: A cientista Susan (Mira Sorvino) erradicou milagrosamente uma epidemia criando um agente biológico. Três anos depois, essa mutação genética criada por ela continua viva e se espalhando pela cidade por meio dos túneis subterrâneos. Agora essas novas criaturas estão matando as pessoas e precisam ser detidas.

Ficha Técnica:

Título Original: Mimic
Título no Brasil: Mutação
Duração aproximada de filme: 105 minutos
Gênero: Terror/Ficção Científica
Ano de Lançamento: 1997
País de origem: EUA
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro
Distribuição: Imagem Filmes/Miramax Films
Orçamento: US$ 30 Milhões
Bilheteria/Receita: US$ 25.480.490  Milhões
Estúdio de dublagem no Brasil: Álamo
Classificação indicativa:14-anos

Sobre o filme:

Mutação se diferencia de muitos da sua linha, o que parecia ser um filme sobre insetos assassinos como outro qualquer, se transforma em algo semelhante a filmes como Predador, Alien, e A Mosca. Ele inicia nos mostrando que uma epidemia mortal disseminada por baratas está atingindo boa parte das crianças da cidade de Nova York. A cientista Dra. Susan Tyler (Mira Sorvino) decide criar um agente biológico que ela define como espécie “Judas” para erradicar as baratas causadoras da epidemia. A espécie, que é o cruzamento de cupim com louva-deus tem a habilidade de se portar como sua presa, usando de mimetismo, daí o título original do filme “Mimic“. Também pode ser vista como uma traição por parte do “Judas” para com as baratas, pois ele se infiltra disfarçado para eliminar parte dessa espécie.

Mutação foto 05

A intenção era que a espécie “Judas“, se desenvolvesse, eliminasse as baratas causadoras da epidemia e depois morresse. O plano da Dra. Tyler funcionou, a epidemia desapareceu, centenas de crianças foram salvas e tudo parecia voltar à normalidade, por hora… cerca de três anos depois, um reverendo é assassinado e a polícia inicia uma investigação no porão da igreja a fim de encontrar pistas que levem ao assassino. Lá, eles descobrem que a igreja se conecta com o metrô e que o local parece ser o ninho de algum inseto. Os ataques continuam, pessoas morrem ou desparecem misteriosamente. O que parece ser o agressor, uma vez ou outra fica parado em frente ao prédio em que o garoto Chuy (Alexander Goodwin) e seu pai Manny (Giancarlo Giannini) residem. O menino percebe que o assassino emite um som curioso toda vez que caminha, como o de um clique. Chuy o apelida de “Sr. Sapatos Engraçados“.

Mutação foto 07

Dois garotos que vivem nas ruas de Nova York encontram um filhote de inseto um pouco estranho. Ele era bem maior que qualquer filhote de inseto comum. A Dra. Tyler decide comprar o inseto dos garotos. Ao examiná-lo, ela percebe a semelhança que ele possui com a espécia criada por ela mesma. Ela percebe que o “Judas” continua vivo e está se reproduzindo. O garoto Chuy decide explorar a igreja em que os policiais investigavam o assassinato do reverendo e se depara com um grande vulto parado em sua frente, de início ele pensa ser um humano, mas depois percebe que é um membro da espécie “Judas” que de alguma forma cresceu e atingiu a estatura de uma pessoa. Chuy é levado por dois deles.

Susan e seu marido, o Dr. Peter (Jeremy Northon) vão examinar um membro do “Judas” encontrado morto em uma estação de tratamento de água. Eles examinam em laboratório os restos da criatura e chegam à conclusão de que se trata de um soldado extremamente evoluído que faz parte de uma colônia, dificilmente identificado como inseto se for visto de longe ou parcialmente, pois com suas asas simula um rosto humano. Eles decidem que devem voltar o quanto antes para o metrô a fim de destruir a colônia antes que os insetos façam novas vítimas, se é que a Dra. Tyler, seu marido Dr. Peter, o Oficial Norton (Charles S. Dutton), o detetive Josh (Josh Brolin) e Manny (Giancarlo Giannini), que desce até o metrô a procura de pistas que o levem até Chuy, já não são as novas vítimas. O filme se desenvolve de modo equilibrado fazendo com que o telespectador não se perca e não deseje que ele termine logo.

Mutação foto 12

Conclusão

Mutação se diferencia de muitos outros filmes da temática porque ele não se importa apenas em colocar em cena insetos mutantes gigantes atacando pessoas por causa de líquidos radioativos ou produtos químicos, mas buscou criar uma história bem elaborada por trás dos acontecimentos. Ataques e muito sangue são altamente essenciais para este filme, mas vale apena conferir Mutação porque ele não se resume apenas a isso.

Guillermo del Toro conduziu muito bem este filme, apesar de ser o único em que o diretor e roteirista realizou nesta temática, seu ambiente sombrio e sujo lembra filmes como “O Labirinto do Fauno”, “Hellboy”, “O Hobbit” e “Não Tenha Medo do Escuro“, evidenciando a preferência de Del Toro.

No Rotten Tomatoes, Mutação possui 61% de aprovação baseado em 36 críticas sendo que 22 delas foram positivas e 14 negativas. Em público, ele possui 37%. No site InterFilmes, a maioria dos comentários são a favor do filme. No Adoro Cinema, o filme recebeu 4 de 5 estrelas.

Ganhou duas sequências, o aceitável Mutação 2 (Mimic 2) lançado no ano de 2001 pela Buenna Vista Home Entertainment, e o muito estranho e diferente Mutação 3: O Sentinela (Mimic: Sentinel) lançado em 2003 pela Vídeo Filmes.

Uma curiosidade é que no verso da capa do DVD lançado pela Imagem Filmes, o nome do diretor está grafado de modo errado, ao invés de Guillermo, está escrito Guilhermo.

Disponibilidades do DVD Mutação:

Áudio: Inglês 5.1 Dolby Digital
Legenda: Português e inglês
Formato de tela: 16:9 Widescreen Anamórfico
NTSC

Onde comprar este filme:

Livrarias Saraiva
Lojas Americanas
Casas Bahia
Submarino
PontoFrio

Elenco de Mutação (Mimic)

mira sorvino

Mira Sorvino como a Dra. Susan Tyler

josh brolin

Josh Brolin como Josh

jeremy northam

Jeremy Northam como o Dr. Peter Mann

 

Charles S. Dutton (2)

Charles S. Dutton como o Oficial Leornard Norton

F. Murray Abraham (2)

F. Murray Abraham como o Dr. Gates

Giancarlo Giannini

Giancarlo Giannini como Manny

 

Alexander Goodwin como Chuy
Norman Reedus como Jeremy
Julian Richings como Workman
James Costa como Ricky
Javon Barnwell como Davis
Alix Koromzay como Remy
Pak-Kwong Ho como o Reverendo
Doug Jones como a Mutação

Trailer de Mutação (Mimic) – 1997

Galeria de Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s