De Volta para o Futuro (Back to the Future) – 1985

De Volta para o Futuro é um filme de aventura e ficção lançado em 1985. Foi dirigido por Robert Zemeckis, teve produção de Steven Spielberg e é estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. O filme é visto como um dos melhores da década de 80 e até hoje é aclamado pelo público. É o primeiro filme de uma trilogia bem sucedida.

de volta para o futuro

Sinopse: Steven Spielberg apresenta uma irresistível e fantástica comédia que ultrapassa as barreiras do tempo. Michael J. Fox interpreta Marty McFly, um típico adolescente americano dos anos 80, que acidentalmente é enviado de volta ao ano de 1955 em um carro modificado para ser uma máquina do tempo, inventado por um cientista louco, interpretado por Christopher Lloyd. Durante sua fantástica e maluca viagem no tempo, McFly tem que fazer com que seus futuros pais. Crispin Glover e Lea Thompson, se encontrem e se apaixonem, para que assim ele possa ir de volta para o futuro. Dirigido por Robert Zemeckis, essa deliciosa comédia-aventura fará com que todo mundo queira voltar para o futuro muitas outras vezes.

Ficha Técnica:

Título Original: Back to the Future
Título no Brasil: De Volta para o Futuro
Duração aproximada de filme: 115 minutos
Gênero: Aventura/Comédia
Ano de Lançamento: 1985
País de origem: EUA
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis/Bob Gale
Distribuição: Universal Pictures/CIC Vídeo
Orçamento: US$ 19 milhões
Bilheteria/Receita: US$ 381.109.762  milhões
Estúdio de dublagem no Brasil: BKS (Rede Globo)/Double Sound (DVD/Blu-Ray/Rede Record)
Classificação indicativa:livre

Sobre o filme:

De Volta Para o Futuro é um marco na infância de quem está na casa dos 30 ou 40 anos, e por quê não dizer dos jovens de hoje? O filme agrada cada geração que o assiste. Mas quem pensa que gravar de Volta para o Futuro foi uma tarefa fácil, está muito enganado. O roteiro escrito por Robert Zemeckis e Bob Gale foi recusado por vários estúdios até o sucesso de Romancing the StoneTudo por uma Esmeralda no Brasil – filme dirigido por Zemeckis, a Universal Pictures decidiu financiar o projeto junto com Steven Spielberg como produtor executivo. Michael J. Fox sempre foi cotado para interpretar Marty McFly, mas como estava gravando a série de TV Family Ties, Eric Stoltz assumiu o papel. Algumas cenas chegaram a ser gravadas com Stoltz, mas os produtores observaram que ele não era a escolha ideal para o papel.

Michael J. Fox foi novamente chamado para fazer o papel de acordo com que sua agenda permitiria, sem que as gravações de Family Ties e De Volta para o Futuro fossem comprometidas. Fox gravaria então Family Ties no período do dia e e a partir das 18:00 até as 2:30 da madrugada gravaria De Volta para o Futuro. Nas sextas-feiras, ele gravaria das 22:00 até as seis ou sete da manhã e nos finais de semana, gravaria as cenas externas. O ator confessou que foi um trabalho difícil e exaustivo, mas gostava da ideia de estar na TV e no cinema simultaneamente.

de volta para o futuro foto 07

A história se passa na cidade fictícia de Hill Valley, Califórnia, o filme inicia nos mostrando o jovem Marty McFly (Michael J. Fox) chegando até o laboratório do seu amigo Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), que aparentemente está abandonado há algum tempo. Podemos perceber isso pela bagunça em  que o local se encontra, pelo acúmulo de comida na tigela do cão Einstein – por que será que ele tem este nome?! – e a câmera fecha um close em uma caixa de plutônio escondida embaixo de uma mesa, causando curiosidade em quem assiste.

Ao longo desse desenvolvimento, vamos conhecendo um pouco da vida do jovem Marty, descobrimos que a música é o que o move, assim como o apoio da namorada Jennifer (Claudia Wells), ele também tenta escapar da implicância do diretor da escola, o Sr. Strickland (James Tolkan), e o que mais impressiona, talvez, seja uma certa decepção em relação a sua família, principalmente com seu pai George McFly (Crispin Glover), que sempre é humilhado pelo esnobe Biff Tannen (Thomas F. Wilson).

Marty recebe a ligação do Dr. Brown para encontrá-lo no estacionamento do shopping à 1:15 da manhã para presenciar seu grande feito. Lá, o Dr. Brown faz os últimos ajustes para realizar a primeira experiência com viagens no tempo da história, o cão Einstein será o voluntário nesta viagem. Um ponto curioso, é que tradicionalmente, na época, as máquinas do tempo eram estilizadas como grandes cápsulas ou câmaras. Mas para o velho Dr. Brown, isto estava ficando fora de moda, e como ele mesmo afirma, “se temos que criar uma máquina do tempo, temos que criá-la com estilo“. Dito e feito, a máquina do tempo é nada mais nada menos que um belíssimo DeLorean DMC-12, um carro desportivo luxuoso produzido nos anos 1980 e 1981 pela empresa irlandesa DeLorean Motor Company. Acelerando o carro a 88 milhas por hora é possível realizar um deslocamento temporal. Isso também é possível devido o plutônio que alimenta a máquina do tempo e o capacitor de fluxo de energia. A máquina também é equipada com mostradores que indicam para onde você vai, de onde veio e onde esteve.

A experiência caminha, o Dr. Brown demonstra que o relógio que está pendurado no pescoço do Einstein está em perfeita sincronia com o dele, e que o cão viajará um minuto para o futuro, assim fazendo a viagem se tornar instantânea para o cão. A experiência é um sucesso e Einstein se torna o primeiro viajante do tempo. Marty resiste em acreditar no que houve, até a volta de Einstein, um minuto depois. Enquanto os dois dialogavam, foram surpreendidos pelo grupo terrorista que o Dr. Brown enganou e roubou o plutônio para alimentar o DeLorean/Máquina do tempo. Em meio ao tiroteio, Brown é baleado e aparentemente morto.

de volta para o futuro foto 04

Marty desesperadamente tenta escapar dos terroristas e quase é morto por eles também, sua sorte foi que a metralhadora de um deles travou e o jovem viu sua única saída no DeLorean/Máquina do tempo para não morrer. Apesar de estar dentro do carro, os terroristas ainda estão no encalço de Marty, o rapaz se esquece de que atingindo 88 milhas por hora ele se deslocaria no tempo, não é preciso dizer o que acontece né?

Num instante, Marty viaja de 1985 para 1955 e chega a uma Hill Valey um pouco diferente. Antes de Marty realizar a viagem, o Dr. Brown explicou ao rapaz que toda a área do shopping era a fazenda do Sr. Peabody, e deduzindo que se você programe uma viagem para outra época, você provavelmente irá surgir no mesmo local em que partiu, a diferença é que você estará no futuro ou no passado. Acho que foi o que houve com Marty, ele surge no passado em direção ao celeiro de Peabody, onde provavelmente é o estacionamento do shopping em 1985.

Na década de 50, histórias de visitantes do espaço eram muito populares na cultura norte-americana. Agora imagine só, Marty aparece para o Sr. Peabody e família com uma roupa de radiação amarela, com um DeLorean 1981/1982 com tantas luzes internas que mais parecem uma nave espacial, o que será que eles iriam pensar? “esta é uma invasão extraterrestre“, pobre Marty, foi recebido a balas de rifle.

O rapaz escapa ileso, mas a máquina do tempo está sem combustível, e Marty precisa encontrar uma maneira de voltar para 1985. Ele segue, ainda incrédulo, para Hill Valley, e fica espantado em ver sua cidade vivendo 30 anos atrás. Por motivo de curiosidade, ele ainda retira um jornal do lixo para se certificar de que aquele ano é realmente 1955. Conclusão: o invento realmente funciona! Mesmo tendo presenciado a viagem do cão Einstein na máquina do tempo, foi preciso o jovem viver a experiência para acreditar nela, é o velho ditado “só acredito vendo“.

Assim como o jovem Marty observa exageradamente as vestimentas das pessoas da época, elas retribuem o favor, estranhando as vestimentas do jovem, alguns chegam a confundir Marty com um marinheiro, pois achavam que sua jaqueta era um salva-vidas. Sem saber o que fazer, ele decide entrar na lanchonete da praça principal de Hill Valley e acaba vendo algo que nunca imaginou ver: seu pai, George, em sua adolescência. Claro que algumas coisas nunca mudam, George McFly, como sempre, estava sendo humilhado por Biff Tannen no estabelecimento. Marty em estado de espanto, só observa.

de volta para o futuro foto 13

A partir daí, os acontecimentos do filme vão se construindo de maneira inteligente e bem trabalhada, pois, o roteiro pensou muito bem a viagem de Marty ao passado, e que este deslocamento temporal traria consequências, como mudanças na linha de tempo de Hill Valley. Marty acaba se envolvendo na vida adolescente de seus pais, que por intervenção acidental do jovem, eles acabam não se conhecendo, colocando a existência de Marty em jogo. Cabe agora, ao rapaz procurar o Dr. Brown de 1955 e convencê-lo de que veio do futuro em um invento do próprio Brown e que precisa de ajuda para voltar pra 1985, mas não antes de fazer com que seus pais se apaixonem como na linha original do tempo, tirar Biff do caminho deles, e a missão mais desafiadora, impedir que o Dr. Emmett Brown não seja morto no futuro.

Conclusão

De Volta Para o Futuro é um filme nostálgico, que resgata a juventude e infância de muitas pessoas, e que traz à tona uma das maiores curiosidades do ser humano: a de viajar no tempo. O filme nos traz essa evasão de imaginar como seria voltar no tempo, o que é o objeto de desejo de muita gente que gostaria de corrigir pequenos ou grandes erros que cometeram. O longa também nos leva a se perguntar: como eram nossos pais na juventude? Será que eles agiam igual ou diferente de nós? Será que cometeram os mesmo erros ou tinham os mesmos costumes? Por enquanto ainda não temos uma máquina do tempo para investigar.

O filme recebeu 96% de aprovação no Rotten Tomatoes baseado em 68 críticas. Também possui uma audiência de 94% no site. Estreou em 1.200 cinemas da América do Norte no dia 03 de julho de 1985 e foi um um grande sucesso ficando 11 semanas em primeiro lugar, faturou mais de US$ 200 milhões só na América do Norte e mais de US$ 173 milhões internacionalmente.

de volta para o futuro foto 01

Disponibilidades do DVD de DE VOLTA PARA O FUTURO

Áudio: Português 5.1 Dolby Digital/ Inglês 5.1 Dolby Digital/ Inglês 5.1 DTS
Legendas:Inglês *para deficientes auditivos/ Português * para deficientes auditivos
Extras: O making of de De Volta Para o Futuro – documentário original dos bastidores/Fazendo a trilogia – Capitulo 01 – documentário com depoimentos da equipe e elenco/Documentário atual com comentários de Michael J. Fox, Robert Zemeckis e Bob Gale/Erros de gravação hilários/ Cenas cortadas/Conheça os truques de maquiagem de envelhecimento/Pop-Ups: fique por denro das curiosidades enquanto assiste o filme/Arquivos da produção – fotos, storyboard original e peças do filme/Storyboards para comparação final/Trailer do filme
Formato de tela: 1.85 Widescreen Anamórfico
NTSC

Prêmios e indicações

OSCAR
Melhores Efeitos Sonoros – Venceu
Melhor Roteiro Original – Indicado
Melhor Som – Indicado
Melhor Canção Original – “The Power of Love” – Indicado

GLOBO DE OURO
Melhor Filme – Comédia/Musical – Indicado
Melhor Ator – Comédia/Musical (Michael J. Fox) – Indicado
Melhor Roteiro – Indicado
Melhor Canção Original – “The Power of Love” – Indicado

Onde comprar este filme:

Lojas Americanas
Livrarias Saraiva
Submarino
Livraria Cultura

Elenco de De Volta Para o Futuro (Back to the Future)

Michael J. Fox cópia

Michael J. Fox como Marty McFly

Christopher Lloyd cópia

Christopher Lloyd como o Dr. Emmett Brown

Lea Thompson cópia

Lea Thompson como Lorraine Baines McFly

Crispin Glover cópia

Crispin Glover como George McFly

Thomas F. Wilson cópia

Thomas F. Wilson como Biff Tannen

Claudia Wells cópia

Claudia Wells como Jennifer Parker

E também:

James Tolkan como o Sr. Strickland
Marc McClure como Dave McFly
Wendie Jo Sperber como Linda McFly
George DiCenzo como Sam Baines
Donald Fullilove como Goldie Wilson
Will Hare como o Sr. Peabody
Ivy Bethune como a Sra. Peabody
Harry Whatters Jr. como Marvin Berry
Lee McCain como Stella Baines
Jason Hervey como Milton Baines
Norman Alden como Lou Carethers
Casey Siemaszko como 3-D
Billy Zane como Match

Elenco de Dublagem de De Volta Para o Futuro
Estúdio: Double Sound
Mídia: DVD/Rede Record/Blu-Ray

Manolo Rey (Michael J. Fox): Marty McFly
Mauro Ramos (Christopher Lloyd): Dr. Emmett Brown
Miriam Ficher (Lea Thompson): Lorraine Baines McFly
Alexandre Moreno (Crispin Glover): George McFly
Hélio Ribeiro (Thomas F. Wilson): Biff Tannen
Flávia Saddy (Claudia Wells): Jennifer Parker
Luiz Carlos Persy (James Tolkan): Sr. Strickland
Ettore Zuim (Marc McClure): Dave McFly
Guilene Conte (Wendie Jo Sperber): Linda McFly
Carlos Seidl (George DiCenzo): Sam Baines
Jorge Lucas (Donald Fullilove): Goldie Wilson
Dário de Castro (Will Hare): Sr. Peabody
Maria Helena Pader (Ivy Bethune): Sra. Peabody
Maurício Berger (Harry Whatters Jr.): Marvin Berry
Nádia Carvalho (Lee McCain): Stella Baines
João Capelli (Jason Hervey): Milton Baines
José Santa Cruz (Norman Alden): Lou Carethers
Felipe Grinnan (Casey Siemaszko): 3-D
Marco Antônio Costa (Billy Zane): Match

Para quem assiste ao filme dublado, existem duas dublagens feitas para De Volta Para o Futuro no Brasil. A primeira foi feita pelo estúdio BKS em São Paulo, para a exibição na Rede Globo. E uma segunda, feita pelo estúdio Double Sound, no Rio de Janeiro, para o lançamento em DVD do filme, e esta é usada pela Rede Record quando exibe-o, e provavelmente irá para o Blu-Ray. Os jovens que assistiram o filme na TV aberta nos anos 90, preferem a dublagem da BKS, a famosa dublagem clássica, isso gerou uma grande discussão pela internet. Fóruns de dublagem e de filmes apresentam essa temática das duas dublagens do filme, alguns criticam negativamente a redublagem feita pela Double Sound e defendem que a dublagem da BKS deveria ter sido incluída no DVD. Outros, preferem a redublagem feita pela Double Sound e a defendem em termos de interpretações e qualidade de áudio.

Clique aqui para ler os dados da dublagem da BKS de De Volta Para o Futuro

Uma música que possui bastante destaque no filme é “The Power of Love” da banda Huey Lewis and the News.

Huey Lewis and the News – The Power of Love – Clipe

Trailer de De Volta Para o Futuro

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/filmesnobrasil

Galeria de Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s