Noite do Terror (Black Christmas) – 1974

Noite do Terror (1974)

Noite do Terror é um filme canadense de suspense e terror lançado em 1974. Foi dirigido por Bob Clark, roteirizado por A. Roy Moore e estrelado por Olivia Hussey, Keir DulleaMargot Kidder , Andrea Martin , Marian Waldman e John Saxon. Este longa é baseado em uma série de assassinatos que ocorreram em Quebec na época de Natal.

Sinopse: Chegou o Natal! As garotas de uma fraternidade fazem planos para o feriado, mas estranhas ligações anônimas começam a incomodá-las. Quando Clare desaparece, elas ligam para a polícia, que não dá muita bola. Enquanto isso, Jess está planejando um aborto, mas seu namorado Peter é radicalmente contra. Quando uma garota de 13 anos é encontrada morta no parque, a polícia finalmente começa a se preocupar e grampeia o telefone da fraternidade, mas será que isso será suficiente para impedir a morte de mais garotas?

Ficha Técnica:

Título Original: Black Christmas
Título no Brasil: Noite do Terror
Duração aproximada de filme: 103 minutos
Gênero: Suspense/Terror
Ano de Lançamento: 1974
País de origem: EUA
Direção: Bob Clark
Roteiro: A. Roy Moore
Distribuição: Paris Filmes
Orçamento: US$ 620 mil dólares
Bilheteria/Receita: US$ 4.053.000  milhões
Estúdio de dublagem no Brasil: Audio Brasil
Classificação Indicativa:16 anos

Sobre o filme:

Noite do Terror foto 03

Noite do Terror é um filme que não deixa o mesmo impacto que deixou em sua época de lançamento nos anos 70, mas ainda é capaz de deixar algumas pessoas assustadas. Serviu de inspiração para a criação de alguns filmes slashers como Halloween – Noite do Terror e Sexta-Feira 13.

O filme inicia mostrando uma tomada aberta de uma casa que serve de fraternidade a um grupo de garotas e em seguida, uma figura masculina e aparentemente desequilibrada entra escondido na casa. É época de Natal e as garotas esperam sua governanta chegar para iniciar uma confraternização. Após a chegada esperada, as garotas recebem ligações anônimas e quem está do outro lado da linha começa a dizer coisas obscenas e aterrorizantes às garotas.

Noite do Terror foto 04

Após uma discussão com Barb (Margot Kidder), a jovem Clare (Lynne Griffin) vai para o seu quarto chateada e começa a arrumar suas malas para ir pra casa passar o Natal com a família. Enquanto terminava de arrumar suas coisas, uma figura surge do armário de roupas e assassina Clare, depois leva seu corpo para o sótão da casa, lugar onde quase nunca ninguém frequenta.

O sumiço de Clare leva as garotas a procurar a polícia, que de início não dá muita atenção, mas após mais um assassinato, desta vez, uma garota de 13 anos, mais ligações anônimas e a boa vontade do tenente Fuller (John Saxon), uma série de mortes tem inicio, desafiando a todos a descobrir quem está por trás deles.

Noite do Terror foto 09

Noite do Terror cumpre o objetivo de criar um ambiente obscuro e bizarro, principalmente em relação ao assassino Billy, que possui um tom de fala assustador e um grito estridente e grave que nos transmite uma agonia e até mesmo um medo ao ouvi-la.

Recebeu um remake em 2006 intitulado Natal Negro, estrelado por Mary Elizabeth Winstead, Katie Cassidy e Kristen Cloke, que aborda um pouco mais do passado de Billy e explica possíveis brechas na história do filme original. O título original dos dois longas é o mesmo: Black Christmas, entretanto, o filme original deve ter recebido o título de Noite do Terror no Brasil para atrair mais o público, já o remake, a distribuidora seguiu o nome original e decidiu por deixá-lo na tradução correta: Natal Negro. Essa diferença de traduções de títulos, talvez se dê por causa do contexto da época em que eles foram lançados. Nos anos 70, os filmes de terror eram mais impactantes e curiosos de ver, até porque a censura devia restringir um pouco mais a exibição na TV, um título como Noite do Terror atrairia melhor o público do gênero.

Além da história ser baseada nos assassinatos ocorridos em Qubec, há rumores de que A. Roy Moore escreveu o roteiro de Noite do Terror baseando-se em uma lenda urbana chamada The Babysitter and the Man Upstairs. Contudo, A. Roy Moore morreu no final dos anos 80, sem mesmo confirmar se o roteiro do filme é baseado nessa lenda.

A Lenda

A lenda diz que uma babá, após colocar as crianças para dormir, desce para a sala para assistir televisão. Enquanto assistia, começa a receber várias ligações de alguém com uma voz estranha que sempre pede para ela ir verificar as crianças. Após inúmeras ligações, a babá decide ligar para a polícia, que passa a monitorar as próximas chamadas para o telefone da casa. Após receber mais uma ligação do anônimo, a babá desliga e em seguida a polícia liga para ela e pede que a moça saia da casa rapidamente sem ir para o andar de cima verificar as crianças. A babá sai da casa e encontra a polícia que estava a sua espera. Eles contam à ela que as chamadas anônimas estavam vindo de dentro da casa e que as crianças haviam sido assassinadas antes das chamadas serem feitas. Essa lenda urbana é baseada em um crime que aconteceu na década de 50 em Missouri, Estados Unidos.

Vários filmes de suspense se inspiram na lenda para construir suas histórias, um deles é  Quando um Estranho Chama (When a Stranger Calls).

Conclusão:

Noite do Terror possui um final subentendido, deixando várias especulações sobre o assassino Billy. Não posso entrar em mais detalhes para não dar spoiler, mas quem já assistiu ao filme sabe do que eu estou falando. Para você leitor que ainda vai assistir a este longa terá a mesma conclusão que a maioria, criará várias versões para dar solução a cerca do final dele, e após assistir o remake de 2006, mais teorias a cerca da vida de Billy e do final do filme original surgirão.

No Rotten Tomatoes, Noite do Terror possui 63% de críticas positivas e 76% de audiência. No site Interfilmes, entre os que viram ao filme, cerca de 70% dos comentários são a favor dele. Em 2005, a Paris Filmes relançou Noite do Terror devido a chegada do remake que se deu no ano seguinte.

Curiosidades:

Margot Kidder ganharia o estrelato quatro anos depois ao interpretar Lois Lane em Super Man – O Filme.

Olivia Hussey já havia feito o clássico Romeu e Julieta (1968), do diretor Franco Zeffirelli, e posteriormente filmes muito conhecidos como Jesus de Nazaré (1977), Psicose IV (1990) e IT – Uma Obra Prima do Medo (1990).

Bette Davis e Malcolm McDowell estavam cotados para ter papéis no filme.

– Recebeu um remake em 2006 intitulado Natal Negro.

Disponibilidade do DVD de Noite do Terror

Áudio: Inglês e Português Dolby Digital 2.0
Legendas: Inglês e Português
Extras: Trailer do filme, Trailers, Ficha Técnica e Sinopse
Formato de tela: 16X9 Widescreen
NTSC

Onde comprar este filme:

Lojas Americanas
Submarino

Elenco Principal de Noite do Terror

Olivia Hussey como Jess

Olivia Hussey como Jess

Margot Kidder como Barb

Margot Kidder como Barb

 

 

 

 

 

John Saxon como o Tenente Fuller

John Saxon como o Tenente Fuller

Andrea Martin como Phyllis

Andrea Martin como Phyllis

 

 

 

 

 

Keir Dullea como Peter

Keir Dullea como Peter

Marian Waldman como a Sra. MacHenry

Marian Waldman como a Sra. MacHenry

 

 

 

 

 

Lynne Griffin como Clare

Lynne Griffin como Clare

James Edmond como o Sr. Harrison

James Edmond como o Sr. Harrison

 

 

 

 

 

E também:

Douglas “Doug” McGrath como o sargento Nash
Arthur “Art” Hindle como Chris Hayden
Michael Rapport como Patrick Cornell
Leslie “Les” Carlson como Bill Graham
Martha Gibson como a Sra. Quaife
Bob Clark e Nick Mancuso como Billy e as vozes no telefone

Prêmios e Indicações

CANADIAN FILM AWARDS – 1975
Melhor edição de som em um recurso – Kennethy Heeley-Ray – Venceu

Melhor performance de uma lead atriz – Margot Kidder – Venceu

ACADEMY OF SCIENCE FICTION, FANTASY & HORROR FILMS – 1976
Melhor filme de terror – Indicado

EDGAR ALLAN POE AWARDS – 1976
Melhor filme – Indicado

Trailer de Noite do Terror

Curta nossa página no facebook:https://www.facebook.com/filmesnobrasil

Galeria de Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Qual sua opinião sobre este filme?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s